O que é a grade do ímã?

31/05/2018

Com certeza você já viu essa informação na descrição dos imãs, mais você sabe o que isso significa e para que serve? Vamos descobrir!

N35, N42, N50, esta informação muitas vezes está presente na descrição dos ímãs de neodímio, mais muita gente acaba passando por eles sem dar muita importância ou até mesmo sem nem saber o que isso significa. Então se você tem a curiosidade de saber o que é e pra que serve, veio ao lugar certo!

Em geral, grades maiores significam uma força maior do ímã, porém esta informação não serve apenas para informar a força do ímã, pelo contrário, a diferença da força em relação a grade é consequência de uma propriedade magnética, a qual a grade nos informa. O número da grade se origina de uma propriedade do material, que é o produto de energia máxima magnética, expressada em MGOe (Mega Gauss Oersteds). Este dado, representa o ponto mais forte da “Curva de desmagnetização”, também conhecido como “Curva BH”.

A força do ímã está diretamente ligada a esta curva, portanto dá pra dizer que aumentando a grade, você está aumentando a força do ímã.

Você pode observar que nós da Casa do Ímã oferecemos na maior parte, os ímãs de neodímio da grade N42, sabe por que? Pois esta grade é onde você encontra a melhor relação custo-benefício desta linha de ímãs.

Boas compras!  

Adaptação Gabriel Castro - Fonte: kjmagnetics.com