No post anterior (aqui), vemos uma explicação sobre o que significa a grade do imã.

Aqui, temos uma folha de dados com as características técnicas de cada grade disponível para os ímãs de neodímio, e uma breve explicação sobre o significado de cada termo.


Indução Residual (BR): A indução residual, também conhecida como fluxo magnético residual ou remanência, é a quantidade de magnetismo que permanece em um material magnético, como um ímã, mesmo depois que um campo magnético externo foi removido. Em outras palavras, é a quantidade de campo magnético que permanece no ímã depois que uma carga foi retirada.

Unidade de medida utilizada: Gauss


Força Coercitiva (Hc): A força coercitiva, também conhecida como campo coercitivo ou coercividade (Hc), é uma propriedade dos materiais magnéticos que mede a resistência de um ímã a mudanças em sua polaridade magnética. É a intensidade do campo magnético necessário para desmagnetizar completamente o material magnético, revertendo sua polaridade.
A força coercitiva é uma medida importante da qualidade dos ímãs permanentes, pois determina sua estabilidade magnética. Ímãs com alta coercividade são mais resistentes à desmagnetização, mantendo sua força magnética ao longo do tempo, enquanto ímãs com baixa coercividade são mais propensos a perder sua magnetização ou ter sua polaridade revertida com a aplicação de um campo magnético externo.

Unidade de medida utilizada: Oersted


Produto de Energia Máximo (BhMax): O BhMax é medido em unidades de Mega-Gauss-Oersteds (MGOe), que representa a densidade de energia magnética em um volume de material magnético. Quanto maior o valor de BhMax, maior é a força de um ímã e mais eficiente ele é na conversão de energia.
O BhMax é calculado multiplicando o valor de remanência (Br), que é a medida da intensidade do campo magnético residual de um ímã, pela força coercitiva (Hc), que é a intensidade do campo magnético necessário para desmagnetizar completamente o material magnético.

Unidade de medida utilizada: Mega-Gauss-Oersteds (MGOe)


Temperatura Máxima de Operação: Esta é a temperatura máxima de trabalho. Acima desta temperatura, o imã perde seu magnetismo e não retorna mais.

Unidade de medida utilizada: ºC e ºF


Temperatura Curie: A Temperatura Curie, também conhecida como ponto de Curie, é a temperatura acima da qual um material magnético perde suas propriedades magnéticas. É a temperatura na qual o material se torna paramagnético, ou seja, seu momento magnético se torna aleatório e a magnetização é perdida.
A temperatura de Curie é medida em graus Celsius ou Fahrenheit, dependendo da unidade de temperatura utilizada, e pode variar amplamente de material para material. Por exemplo, a temperatura de Curie do ferro é de 770°C, enquanto a do neodímio é de aproximadamente 310°C.

Unidade de medida utilizada: ºC e ºF



Fique ligado em mais dicas seguindo nossas redes sociais.